O maior blefe do Jornalismo atual – A Pauta que não existiu

Por Mídia Interessante.com


O caso que parece o filme PREMONIÇÃO 1 e que chocou o mundo inteiro, simplesmente não passou de um “blefe” e um dos piores erros do jornalismo mundial. A fofoca envolvendo uma passageira do Vôo 447 da Air France, a italiana Johanna Ganthaler, que segundo “alguém” uma fonte “confiável” teria perdido o embarque do vôo no Rio de Janeiro e deste modo não se envolvendo no acidente aéreo, mas o que chamou a atenção foi que dias a passageira e seu marido se envolveram em um acidente de carro em Kufstein quase divisa entre a Áustria e a Suíça, levando a mulher a óbito e o marido gravemente ferido. Todos os veículos de comunicação do mundo inteiro publicaram a noticia, alguns até fazendo alusão ao filme “PREMONIÇÃO” no qual um jovem escapa de um acidente aéreo mas mesmo assim não consegue escapar da morte.A informação foi divulgada pela Agência ANSA e logo repercutiu mundialmente.
Mas o que não se esperava foi que tudo isso não passou de uma mentira. Em uma reportagem especial da Rede Record o enviado  o correspondente Mauro Tagliaferri que reside em Portugal e faz cobertura por toda Europa, foi a casa do marido de Johanna. E o impressionante foi contado que tudo não passou de uma farça e uma invenção, disse o marido. Acredite se quiser uma noticia veiculada por praticamente todas as AGENCIAS de NOTICIAS e jornais de renome do mundo não passou de um blefe e uma das maiores gafes dos últimos tempos envolvendo a mídia internacional.  

O casal veio a Europa com o vôo da empresa aérea IBERIA com embarque em São Paulo no mesmo dia. O marido contou ao repórter Mauro Tagliaferri que foi a Suíça, disse que não sabe como que se deu essa fofoca de que eles estariam no vôo 447 da Air France, e que sumariamente se sentiu um pouco mau com a invenção. Eles se envolveram no acidente de carro sim, e que Johanna faleceu, mas o caso em que a mídia repercutiu sobre e que eles perderam o vôo da Air France 447, não passou de uma invenção de má fé afirmou o marido, que na ocasião mostrou o ticket de embarque ao repórter. A matéria foi exibida na Rede Record no programa Domingo Espetacular – DE. O marido e a esposa fizeram sua primeira viagem internacional e foram conhecer o Brasil. 
O correspondente Mauro Tagliaferri foi muito profissional indo falar com a fonte principal ou seja o marido, a quem acompanha o blog, já sabe que sempre temos dito aqui que o jornalismo da Record está surpreendendo cada vez mais e se destacando com reportagens curiosas e convenientes, com toda a bagagem do canal de televisão do Record News, o jornalismo da Universal, está bastante estruturado. Depois de tal blefe o que se espera-se das fontes mal escolhidas?
             Capa do Filme