Inicio » » Norte Americano? É certo dizermos quem nasce nos Estados Unidos é Norte Americano?

Norte Americano? É certo dizermos quem nasce nos Estados Unidos é Norte Americano?

Engraçado, corriqueiramente temos o costume de dizer de quem nasce ou mora nos Estados Unidos da America é Norte-Americano, ou pior às vezes usamos o termo Americano somente. Nos enganamos. Pois, descriminamos os outros países norte americanos como o México, Canadá que também são localizados na América do Norte. E porque ao nos referimos deles dizemos Mexicanos, Canadenses? Ás vezes quando isto passa por nossa cabeça mas não identificamos o significado. Mas deveríamos nos referir o conceito norte americano quem nasce ou mora na América do NORTE.
Porque não falamos que somos Sul-americanos, por exemplo?
-Se um individuo dos Estados Unidos da América te perguntar. De onde você é?
“Há sou sul-americano”. Hooo!!!, mas sul-americano de onde? Da América Latina?
A Wikkipedia já está adotando a conotação exata, além dos livros de enciclopédia: ESTADUNIDENSE
Veja no Word: escreva estudounidense ele vai corrigir para ESTADUNIDENSE ou seja existe.
Hoje mesmo estamos tão habituados com isso se você for fazer uma redação e colocar Estadunidense é capaz do professor pedir para mudar para Norte Americano, não que esteja errado usar norte americano, mas queremos dizer o conceito em si não delimita um país mas sim uma região do continente americano. Pois entramos naquela discussão o Canadá e o México são o que?
Eu sou Sul-Americano da América do Sul
Federação Brasileira do Sul? Estranho não?
Por Mídia Interessante

5 comentários no Mídia Interessante:

  1. É verdade, todos os dias somos bombardeados escutando norte americano/norte americano.. e esquecemos que do México e do Canadá que fica mais para o Norte.

    ResponderExcluir
  2. Wanderson " Ermelino Matarazzo/ZL"13 de novembro de 2008 00:29

    Mas é anonimo nos referimos norte americano como o país Estados Unidos, mas o certo é a localizaçõ do continente.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a expressão mais correta, que seria "estudunidense" não é aceita oficialmente no Brasil, por isso não acho justo chamá-los de "Americanos", então adoto "norte-americanos", mesmo sabendo dos outros países que compartilham esta parte do continente.

    Abraços e ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  4. Quem nasce no México tanbém pode ser estadunidense, pois o nome oficial do país é "Estados Unidos Mexicanos". Acho que o nome mais correto para os meninos do tio San é ianque, aportuguesamento de yankee. Significa Joãozinho em holandez. Nome dado aos primeiros manda-chuvas destas terras, habitantes da Nova Inglaterra.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com um anônimo ali. O correto mesmo é Ianque, aportuguesado. E não creio que mais gente, além dos brasileiros utilizam: norte americanos, ou americanos somente. Eu acho uma falta de consideração com nós mesmo falar que eles são os americanos. Americanos somos todos nós, Argentinos, Peruanos, Chilenos, e todos! Pra mim, tem muito a ver com essa idéia de que só os EUA são bons, só eles podem ser ricos. Os poucos que conheçem a história do Brasil, é que sabem como nosso país tem de se orgulhar do que é hoje.

    ResponderExcluir

1. Proibido comentários com pedidos de parceria;
2. Proibido comentários com propagandas (spam);
3. Proibido comentários com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Solicitamos postagens relacionadas ao post, em caso de pedido de parcerias, ou qualquer outro assunto, use o email de contato: contato@midiainteressante.com teremos o prazer em atender e resolver.

Menu interessante (beta)

101
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Eu Curti